terça-feira, 1 de novembro de 2016

Aprovado projeto que classifica a vaquejada como patrimônio cultural imaterial


                            #SomosTodosVaquejada


Logo após ter seu parecer aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o Projeto de Lei (PLC 24/2016) seguiu para o Senado e foi votado em regime de urgência tendo sido aprovado por uma grande maioria de votos. Agora o projeto segue para sanção do presidente do senado Renan Calheiros (não precisando mais ser sancionado pelo presidente Michel Temer) e logo após será comunicado a Câmara dos Deputados. 

                          Deputado Federal Capitão Augusto


Projeto de Lei (PLC 24/2016) foi originado na Câmera dos Deputados com autoria do Deputado Federal Capitão Augusto, que define como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil o Rodeio, a Vaquejada e expressões decorrentes. Tendo como relator o Senado Otto Alencar (PSD - BA), o parecer passou na comissão hoje no começo da tarde e atendendo ao apelo popular e a comoção nacional que clama pela continuação da vaquejada como manifestação cultural e desportiva foi votada e aprovada.

                             Esplanada dos Ministérios


Isso é consequência da união e organização dos que fazem e vivem da vaquejada, que em menos de 30 dias entraram em campo e organizaram duas manifestações nacionais culminando com a do dia 25 de outubro em Brasília que lotou a Esplanada dos Ministérios, chamando a atenção dos políticos, autoridades e da população para importância cultural, desportista e econômica da vaquejada, não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil. 
Agora é continuar cada vez mais unidos e fortalecendo a realização das festas de gado já marcadas para este ano. Lembrando que neste final de semana acontecerá a Primeira Grande Vaquejada Dom Roxão no Parque Acauã em Garanhuns-PE com a chancela da ABVAQ, ABQM, Campeonato Portal e liberação do Ministério Público depois da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta. Se continuar nessa pisada, a vaquejada logo será regulamentada.

Foto: Renan Leoncio



Nenhum comentário:

Postar um comentário