sábado, 28 de julho de 2018

A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ATRAVÉS CRAS DE IGARAPÉ GRANDE CONVOCA TODOS OS BENEFICIÁRIOS DO " BPC/LOAS " PARA CADASTRAMENTO.



Atenção aos beneficiários da prestação continuada - BPC que ainda não estão no cadastro único do Governo Federal tem até dezembro de 2018,para se cadastrar.

Popularmente conhecido como LOAS, O BPC é um benefício do Governo Federal voltado a idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência. Quem recebe o benefício deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado na Rua dos Cravos, 25, Bairro Mutirão ou a Secretaria de Assistência Social do Município para mais informações e se inscrever no cadastro Único do Governo Federal.

O cadastramento de beneficiários do BPC no Cadastro Único foi uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de benefícios sociais. Algumas pessoas chamam de 'recadastramento' mas na verdade é um cadastramento daqueles que recebem o benefício, mas ainda não estão no CadÚnico para fazer o cadastramento o responsável familiar deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário do BPC, basta que more na mesma casa do beneficiário e que divida as responsabilidades com despesas e renda.

Caso o beneficiário tem alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável Familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com beneficiário.

Com a publicação do Decreto nº 8.805/2016, a inscrição no cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único -
passou a ser requisito obrigatório para concessão do benefício. É importante lembrar que para além do cadastro Único também é requisito para concessão do benefício a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF do requerente dos membros da família.

Famílias já cadastradas deve estar com Cadastro atualizado para fazer o requerimento no momento da análise de concessão do benefício.


Para mais informações procure o CRAS e Assistência Social.



Um comentário:

  1. ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS SOBRE A SITUAÇÃO DO CADASTRAMENTO ÚNICO E BOLSA FAMÍLIA EM IGARAPÉ GRANDE

    A respeito da convocação publicada neste blog, seria bom deixar bem claro que:

    1 - Desde o início de julho, o sistema do Cadastro Único está passando por uma mudança. O governo federal resolveu mudar a versão do sistema, mas deu algo errado e - EM TODO O BRASIL - as prefeituras estão com dificuldades de acesso. Em Igarapé Grande estamos há um mês sem acesso, e sem previsão certa de funcionamento (talvez a partir da segunda quinzena de agosto... TALVEZ. QUEIRA DEUS!);

    2 - Portanto, é bom que se enfatize isso: NO MOMENTO, A PREFEITURA DE IGARAPÉ GRANDE, POR MEIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, NÃO PODE CADASTRAR OU ATUALIZAR O CADASTRO DE NINGUÉM, PORQUE O SISTEMA ESTÁ FORA DO AR. E ESSE PROBLEMA É EM TODO O BRASIL (a boa notícia é que, em alguns municípios, o sistema está começando a voltar ao normal - a nossa Coordenação Estadual do Bolsa Família está fazendo todo o possível para acelerar a resolução desse problema);

    3 - Os beneficiários do BPC/LOAS QUE AINDA RECEBEM O BOLSA FAMÍLIA, precisam estar bem conscientes de que, NÃO VÃO MAIS RECEBER ESTE BENEFÍCIO. É uma regra do governo federal. Isso tem que ficar bem evidente, pois desde junho deste ano, EM TODO O BRASIL (que fique claro!), O GOVERNO FEDERAL (NÃO AS PREFEITURAS) ESTÁ CANCELANDO O BOLSA FAMÍLIA DE FAMÍLIAS (COM MENOS DE 6 MEMBROS), QUE POSSUEM ALGUM OUTRO BENEFÍCIO DO GOVERNO FEDERAL (APOSENTADORIA, PENSÃO, ETC.).

    Existem muitas mentiras em torno do Bolsa Família. Quem quiser saber a verdade e os detalhes, procure o pessoal QUE TRABALHA DIRETAMENTE NESSE PROGRAMA, nas prefeituras. Qualquer outro departamento, em relação a esse tema, GERALMENTE NÃO POSSUI AS INFORMAÇÕES COMPLETAS!

    Moacir Junior - Coord. Bolsa Família - Igarapé Grande - MA.

    ResponderExcluir