sábado, 18 de agosto de 2018

Prefeitura de Igarapé Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Polioemielite e Sarampo.



A Prefeitura de Igarapé Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje sábado (18/08), o Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A mobilização aconteceu das 8h às 12h nos seguintes postos Praça Mariano Costa ( Avenida João Carvalho), Conselho Tutelar ( Rua das Laranjeiras), Peti  (Bairro Trizidela), UBS Santa Madalena ( Avenida Santa Madalena), UBS São Francisco ( Rua São Francisco) e CRAS ( Bairro Mutirão).

Vale destacar que a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

A vacinação foram realizadas pela secretária de Saúde Raquel Evangelista, Enfermeiras e agentes de Saúde.

A campanha, vai até o dia 31 de agosto. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado.

Em Igarapé Grande, além da programação especial para o Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira, em horário comercial, no posto de Vacinação na UBS São Francisco.

Entenda mais sobre Sarampo e Poliomielite.

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Poliomielite

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.


UBS Santa Madalena ( Avenida Santa Madalena)






Peti  (Bairro Trizidela)







Praça Mariano Costa ( Avenida João Carvalho)





Conselho Tutelar ( Rua das Laranjeiras)






UBS São Francisco ( Rua São Francisco)






CRAS ( Bairro Mutirão)







Nenhum comentário:

Postar um comentário