quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Primeiro Mutirão do Glaucoma de 2019 em Igarapé Grande


Em fevereiro mais especificamente no dia oito, será realizado o Primeiro Mutirão do Glaucoma, no Centro de Ensino Chagas Costa, no horário das 08:00 as 12h, em Igarapé Grande (MA), promovido pela parceria da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado.

A tentativa da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande junto a Secretaria de Saúde, zelando pelo bem estar da população, visão combater a doença que age silenciosamente e tem a capacidade de causar sérios distúrbios visuais e inclusive a cegueira. 

Tão logo começou a sua gestão o prefeito Erlanio Xavier (PDT), se preocupando com a doença que afeta inúmeras pessoas na cidade, intensificou os trabalhos movendo ações para com o cuidado dos olhos. Desde então, centenas de pessoas já foram beneficiadas com consultas, exames, colírios e até com cirurgias oftalmológicas, quando preciso.

O glaucoma é uma doença silenciosa que se não for identificada logo através de exame, não existe forma de diagnosticá-la para tentar a cura da doença. Por isso a importância de ida ao oftalmologista regularmente como forma de obter o diagnóstico ou a prevenção.

Alguns sintomas aqui, descrito, serve para as pessoas se testificarem de como é a doença como:

- Dor intensa e vermelhidão nos olhos;

- Visão turva e embaçada; 
- Dificuldades para enxergar no escuro: 
- Lacrimejamento;

- Dor de cabeça forte.

Para quem for fazer a consulta deve levar os seguintes documento pessoais: a xerox do Cartão do SUS; xerox da Identidade e Xerox do comprovante de residência.

  Secretária de saúde Raquel Evangelista

Segundo a secretaria de Saúde Raquel Evangelista, as pessoas devem procurar o oftalmologista periodicamente, no sentido de prever algo estranho como o glaucoma ou outra patologia na região do globo ocular. Disse também, que é muito importante para o médico identificar, logo, se tem ou não um problema, para ele fazer o diagnóstico de acordo com a situação. “Se o diagnóstico do glaucoma não for feito a tempo, ele pode provocar a cegueira na pessoa portadora de tal patologia, porque em alguns casos não há como fazer um tratamento, portanto, não existe diagnóstico,” disse.

Todo o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde sobre o Glaucoma, tem o total apoio da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT).


ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário