segunda-feira, 1 de abril de 2019

Secretaria de Saúde fez reunião para intensificar suas ações em Igarapé Grande


A coordenação da Atenção Básica junto ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, com a coordenação de Vacinas e Imunização, estiveram em reunião na manhã desta segunda-feira (1º) de abril de 2019, no Salão Paroquial da Igreja Católica, em frente a Praça Mariano Costa, para fazer o cronograma dos trabalhos que serão executados durante o mês, pela Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé Grande (MA).

Cita-se a Atenção Básica como o primeiro momento de atenção em saúde, que se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, que pode ser individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

O objetivo visa desenvolver uma atenção integral e positiva em se tratando de saúde das coletividades. Os trabalhos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades Básicas de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde. 

Coordenadora da Atenção Básica Fabiana Meireles

Segundo Fabiana Meireles coordenadora da Atenção Básica, a reunião com os Agentes da Saúde serviu para discutir com as equipes que cuidam da saúde, as estratégias dos trabalhos que serão executados durante o mês, segundo o cronograma que foi feito. “Tudo que a gente faz ou pretende fazer terá, criteriosamente, que passar pela discussão das equipes monitora a saúde no ambiente de trabalho, ou nu município,” disse.

Coordenador do NASF Richardson Pires

Para o coordenador do NASF Célio Richardson Pires, achou que a reunião que se realiza mensalmente, segundo ele, foi muito produtiva em toda sua ordem das discursões. “Na reunião tiramos todas as dúvidas e ficamos sabendo das datas e das ações que deverão ser feitas de acordo com cronograma,” disse.

Médicos Aberto Silva e  Francisca  Silva do Programa Mais Médicos

Na oportunidade os médicos Alberto Silva e Francisca Silva, conheceram as equipes da Atenção Básica, Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, e a coordenação de Vacinas e Imunização, os Agentes da Epidemiologia e Agentes de Saúde, a coordenadora Fabiana Meireles (AB) e Célio Richardson coordenador do NASF.

Alberto Silva e Francisca Silva vão trabalhar no Programa Mais Médicos, substituindo os médicos cubanos que tiveram por algum tempo aqui no Brasil. Os novos médicos irão trabalhar nas Unidades Básica (UBS) de Saúde de Santa Madalena e UBS do povoado Cariri, em Igarapé Grande.

O Programa Mais Médicos (PMM) é um esforço do Governo Federal, junto aos estados e municípios, para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há a ausência desses profissionais. O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e qualificado, geralmente do SUS.

O Mais Médicos é também, um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país, porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades.

Prefeito de Igarapé Grande Erlânio Xavier

Esse assunto reflete muito na atenção do prefeito Erlanio Xavier (PDT), que se preocupa e se comove quando se trata da saúde da cidade. “Observo com um carinho especial a saúde do povo igarapegrandese, com quem tenho compromisso e respeito, como cada morador de Igarapé Grande, sem exceção de nenhum, merecem,” disse.


ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário