sexta-feira, 10 de maio de 2019

Secretaria de Saúde fará Blitz de conscientização de acidente de trânsito dia (16) em Igarapé Grande


Maio Amarelo, que a Secretaria Municipal de Saúde vai trabalhar a Campanha Vida no Trânsito, realizando uma Blitz de Conscientização e Prevenção de Acidentes no Trânsito, dia 16 maio, a partir das 19:00h, na Praça Mariano Costa, centro, em Igarapé Grande (MA).

A Campanha Vida no Trânsito compreende uma parceria da Secretaria de Saúde junto ao Departamento de Trânsito do Município. Juntos, vão realizar um trabalho com a participação de todo o corpo da Atenção Básica do município, que objetiva conscientizar as pessoas sobre acidentes de trânsito, que, além de afligir muita gente ainda causa perdas de vidas. Portanto, vão orientar através de panfletagem no intuito de chamar a atenção para a necessidade de todos concentrarem seus cinco sentidos no trânsito, para torná-lo mais seguro.




No trânsito onde o sentido é a vida, muito tem por questionar as falhas humanas que faz com que ocorram certos acidentes. Muito embora o motivo sejam as fatalidades ocasionadas pelo excesso de confiança dos motoristas ou algum dos envolvidos.


O tema do Maio Amarelo, aprovado pela Resolução nº 771 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “no trânsito, o sentido é a vida”. A proposta visa alcançar a todos e principalmente os condutores, para que possam ouvir as crianças, que tem como maior causa de morte os acidentes envolvendo veículos.

Os materiais da campanha como panfletos e outros vão servir para incentivar os motoristas a escutarem as crianças. Trocando em miúdos, significa que elas possuem uma percepção mais eficaz do que é certo e o que é errado.
Vale lembrar que as cinco principais causas de acidentes de trânsito estão ligadas aos motoristas: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, falta de uso de capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção para crianças. Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os acidentes envolvendo veículos são a maior causa de morte de jovens e crianças (10 a 19 anos) no mundo.

O uso da cadeirinha ajuda na segurança da criança mais não basta.

O uso da cadeirinha que transporta crianças tornou-se obrigatório, no Brasil, em 2011. Pelas estatísticas da Polícia Federal, houve redução de 40% no número de bebês feridos e mortos em acidentes.

 
A classificação da proteção infantil é oferecida pelo Dispositivo de Retenção Infantil (DRI) no teste frontal e lateral, a capacidade do carro de instalar e fixar uma série de DRI – incluindo a cadeirinha- de forma correta, segura e com facilidade. Os carros são avaliados com estrelas, sendo máximo de segurança cinco e o mínimo 0.


A partir de 2015, a legislação brasileira por meio da Resolução 518 do Conselho Nacional de Trânsito, determinou novas regras para a fixação da cadeirinha infantil ou DRI. Com elas, o Isofix ou Latch passarão a ser obrigatórios para todos os veículos em território nacional. A adoção dos sistemas, para todos os veículos comercializados no país, deverá ocorrer até 2020.


A Blitz de Conscientização e Prevenção de Acidentes no Trânsito que chama a atenção de todo o corpo da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, sensibiliza ao prefeito Erlanio Xavier (PDT), que apoia o evento integralmente.


ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Igarapé Grande (MA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário