segunda-feira, 29 de julho de 2019

Grande exibição de capoeira na aula inaugural no domingo (28) na Praça Mariano Costa em Igarapé Grande


“Jovens, adolescentes, mulheres e pessoas de idade mais avançadas podem jogar capoeira. A capoeira tem uma coisa muito importante porque as pessoas aprendem a respeitar o outro, tem uma filosofia que requer muita disciplina que molda o caráter e a personalidade da pessoa.”

Vamos vadiar! Foi assim a aula inaugural do grupo Capoeirarte de Pedreiras, do Mestre Chapão, com o professor Pesão, que fez uma bela exibição do que é jogar capoeira, promovido pela Prefeitura na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT), através da Secretaria da Juventude, aos olhares de muitos expectadores e curiosos, na manhã de domingo (28) do ano em curso, na Praça Mariano Costa, centro, em Igarapé Grande (MA).

“Quem quiser se inscrever para fazer capoeira, deve procurar na sede da secretaria da juventude e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua das Pedrinhas, S/Nº. centro, para fazer sua inscrição.” 





A capoeira pode ser considerada como uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. E foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos. Suas caraterísticas são os golpes com movimentos rápidos e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. 

De acordo com o secretário da Juventude Plínio Filho, quem quiser se inscrever para fazer capoeira, deve procurar a Secretaria no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua das Pedrinhas, S/Nº. centro, para fazer sua inscrição. As aulas começam no próximo sábado as 16h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igarapé Grande.

Secretário da Juventude Plínio Filho

“Hoje estamos fazendo a abertura da capoeira na cidade de Igarapé Grande, queria aqui agradecer o apoio total da Prefeitura na pessoa do prefeito Erlanio Xavier, que tem todo apoio do senador Weverton Rocha, e convido todos os jovens para se inscreverem na aula de capoeira. As inscrições serão feitas aos sábados das 08h às 12h e das 14h às 17h, e aos domingos das 08h às 12h, todos serão bem-vindos. E não esqueça de fazer sua inscrição,” disse Plínio Filho.

                 Professor Pesão

“Estou muito feliz trazendo a capoeira para Igarapé Grande com o apoio do Prefeito Erlanio Xavier, que através da Secretaria da Juventude, abraçou a capoeira como um grande incentivo para beneficiar as pessoas da cidade jovens, adolescentes, mulheres e até pessoas de idade mais avançadas. E na capoeira tem uma coisa muito importante porque as pessoas aprendem a respeitar o outro, tem uma filosofia que requer muita disciplina que molda o caráter e a personalidade da pessoa,” disse o professor Pesão. 

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco. E a Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base no inventário realizado nos estados de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.




Esteve presente a secretária de Agricultura Maria Aparecida, o empresário José Antônio Matias (capoeira e grande apoiador) e o presidente da Câmara vereador Pedro Cidade (DEM).


A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT), apoio a capoeira integralmente na cidade.


ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Igarapé Grande (MA).












































Nenhum comentário:

Postar um comentário