Centenas de pessoas compareceram ao Centro Ensino Chagas Costa, no 1º Mutirão do Glaucoma 2020, realizado nesta sexta-feira (31) de janeiro, das 08h as 12h, promovido pela parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado, em Igarapé Grande (MA).
A iniciativa da Prefeitura visou combater a doença do Glaucoma, que age silenciosamente e tem a capacidade de causar sérios danos na visão, inclusive a cegueira.
Secretária de Saúde Raquel Evangelista
“O mutirão do glaucoma foi importante para as pessoas saberem se estão com a doença, daí procurar o diagnóstico para iniciar tratamento”, disse Raquel Evangelista secretária Municipal de Saúde.
Carlos Augusto
“Fiz o exame do glaucoma pela primeira vez, mas, deu tudo ok”, falou Carlos Augusto Carneiro diretor do EJA.
A prevenção do glaucoma é um programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e as secretarias municipais de saúde, que procura identificar o diagnóstico precoce, e de qualquer outra doença nos olhos.
O glaucoma é uma doença silenciosa que não existe forma de diagnosticá-la para tentar amenizar a doença. Ou seja, não existe cura para o glaucoma. A única coisa que ser feita é a prevenir ou paralisar, como forma de diminuir o aceleramento da mesma.
Alguns sintomas:
- Dor intensa e vermelhidão nos olhos;
- Visão turva e embaçada;
- Dificuldades para enxergar no escuro:
- Lacrimejamento;
- Dor de cabeça forte.
Na oportunidade houve Teste Rápido de HIV (AIDS), Sífilis, Hepatite B e C.
A prevenção do Glaucoma, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT).
ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA).










Nenhum comentário:
Postar um comentário