A saúde de Igarapé Grande tem sido ímpar no seu ofício, ao cuidar da saúde da população sem medir esforços de brancos, negros, pardos, amarelos ou de qualquer raça, sexo, religião e política – todos terão o mesmo atendimento. Uma parte muito humana da saúde igarapegrandense que deve ser copiada por outros municípios.
A Secretaria Municipal de Saúde, ao zelar pela saúde da população, se desmembrou e se programou para atender as pessoas, em vários bairros da cidade, nesse tempo de pandemia, em que avança o contágio da Covid-19, em Igarapé Grande (MA).
Com as divisões, a Unidade Hospitalar vai atender somente os casos de Covid-19 confirmados, e para casos de internação. Já a parte de ambulatório vai funcionar na UBS (Unidade Básica Santa Madalena) da Madalena. Ou seja, o hospital vai funcionar praticamente na Madalena.
Fabiana Costa coordenadora da Atenção Básica
“A divisão foi feita como forma de prevenção da disseminação dos novos casos de coronavírus que voltaram a aparecer na cidade, e para não superlotar o hospital nessa nova onda da Covid-19”, disse Fabiana.
A parte de ambulatório como a marcação de consultas, e ou consultas periódicas, receitas e tudo relacionado à saúde em geral, vão ser locadas na Madalena. O atendimento de médicos vai seguir a rotina diária, onde todos os médicos vão atender na UBS da Madalena, conforme a programação semanal do seu atendimento.
Já os Testes Rápidos, irão funcionar no NASF (Núcleo de Atendimento da Saúde da Família), agora Centro de Reabilitação (CR). Portanto, o NASF vai ficar responsável pelo centro de testagem e as medicações.
Paulo Henrique Martins diretor adjunto do Hospital Expedito Lopes Galvão
“Nós estamos unidos e todos concentrados para salvar vidas...”, disse Paulo.
A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT), apoiou completamente a atitude que tomos a Secretaria Municipal de Saúde.
SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande (MA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário