A Secretaria Municipal de Saúde, realizou com todos os profissionais de saúde da Atenção Básica, o treinamento sobre o Programa Previne Brasil, na manhã desta última terça-feira (04) de maio do ano em curso, na Igreja Batista Nacional, na Rua 21 de Abril, 25, Centro, em Igarapé Grande (MA).
O novo programa Previne Brasil do Ministério da Saúde diz respeito às novas medidas de financiamento para a Atenção Primária e promove novas diretrizes para o funcionamento do SUS, reformulando as estratégias de gestão.
Nesse novo modelo, os indicadores são avaliados a cada quadrimestre e um escore geral será gerado. A remuneração por desempenho considera a nota e a distribuição dos recursos mensais, revistos de acordo com as metas e a qualidade dos indicadores.
Com o Previne Brasil o prefeito Erlanio Xavier (PDT), trouxe a vanguarda em políticas de saúde para Igarapé Grande, qualificando-a para o seu melhor desempenho. Trata-se da sensibilidade que Erlanio tem, que elevou a saúde do município para ser referência na região do Médio Mearim.
Fabyanna Costa coordenadora da Atenção Básica de Igarapé Grande
“Esse treinamento foi muito importante para trazer informações sobre o programa Previne Brasil que é a forma de financiamento da atenção básica, e mostrar a importância de cada profissional dentro do seu trabalho, da sua equipe e mostrar que juntos vamos muito longe”, disse.
Francisco das Chagas e Leandro dos Santos ACS que ministraram o treinamento
“O treinamento objetivou mostrar o programa previne brasil, que através dele o município adquire recursos para o financiar o custeio das ações da atenção básica, e trazer conhecimento para os profissionais da atenção básica para desenvolver melhor o seu papel”, falou Francisco das Chagas.
O Previne Brasil pretende alcançar mais brasileiros através das mudanças na forma do envio de recursos aos municípios para cuidados básicos com a saúde.
Com o novo programa, três critérios serão utilizados para o repasse do valor:
- Número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde (principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos);
- Melhora das condições de saúde da população, com o impedimento do agravamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além da redução de mortes de crianças e mães;
- Adesão a programas como “Saúde Bucal” e “Saúde na Hora”, que ampliam o horário de atendimento.
SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande (MA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário