Na oportunidade, os ACS também se mobilizaram, pera sensibilizar todo o canário politico local para a sua causa. Já que lutam pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 22, e pela derrubada do veto presidencial 44 da LOA (Lei Orçamentária Anual), que veta o reajuste do piso salarial nacional da categoria.
O trabalho dos ACS tem dado todo o suporte que as famílias precisam principalmente na área da saúde preventiva. Assim eles continuam transformando a história da saúde do país, que agora, tem um novo cenário que é trabalhar com as sequelas deixadas pela covid 19.
O ACS tem transformado o modelo de atenção a saúde, garantindo mais acesso aos serviços de saúde da população, levando mais informações aos usuários que são acompanhados.
Desde quando foi criada a profissão, há 30 anos, contribuíram para a redução da mortalidade infantil, e materna, no combate a desnutrição infantil, contribuem diretamente nos elevados índices de imunização, planejamento familiar, pré-natal, higienização doméstica, prevenção do câncer de colo de útero, mama e próstata, o suicídio é outras doenças.
O ACE, também, atua no combate às doenças tropicais como Dengue, Calazar e Leishimaniose.
Os ACS e ACE tem fortalecido as redes de saúde e o acesso do usuário com serviços.
Leandro Santos vice-delegado dos Agentes Comunitários de Saúde - o substituiu o delegado Francisco Lima (Kiko)
"Hoje, estamos comemorando o Dia Nacional dos ACS que está sendo comemorado em todo o Brasil e aproveitamos para se mobilizar pela aprovação da PEC 22", falou Leandro.
Esteve presente o presidente da Câmara, vereador Galego (PDT) e os vereapdores Raimundo Bega (DEM), Werley Paraibinha (DEM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário