Falar em amamentação, conota-se à saúde do bebê. Isso porque o leite materno reduz a mortalidade infantil até os cinco anos, além de evitar diarreia, infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, levando a uma nutrição que reduz as chances de obesidade. Sem falar que desenvolve o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
Outro fator importante é que o leite da mãe deve ser o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida, porque traz vários benefícios para ambas as partes, como redução das chances de câncer de mama e útero, prevenção de osteoporose na pós menopausa. O leite materno possui vários anticorpos que são altamente importantes para a saúde da criança, reduzindo índices de desnutrição e obesidade infantil.
Vale lembrar que a desnutrição caracteriza-se pela ingestão ou absorção inadequada de nutrientes necessários manter o funcionamento normal do organismo das crianças. Ela aumenta as chances de adquirir doenças como anemia, na falta de ferro, e hipotireoidismo, na deficiência de iodo.
Já obesidade, como define a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma doença crônica com o acúmulo excessivo de gordura no corpo. Pessoas com o excesso de peso têm mais facilidade de apresentar doenças do coração, Diabetes Mellitus tipo 2 e problemas psicológicos. Quem tem obesidade na infância tem muito mais chance de se tornar um adulto com obesidade.
"Essa palestra serviu para levar informações às mulheres gestantes e lactantes sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses, bem como de forma complementar até os dois anos de idade", disse Fabyanna.
A ouvinte Ana Beatriz que amamenta o pequeno Taylor de seis meses.
"A palestra foi muito importante porque tirou minhas dúvidas e acrescentou coisas que eu não sabia", disse.
Francisca Pereira Rabelo, gestante.
"Apesar de ter experiência por estar na segunda gravidez foi muito importante o que eu ouvi", falou Francisca.
Veja a programação da Segunda Semana do Bebê 2021
- Dia 10/11 - Secretaria de Educação
Roda de conversa com pais.
Tema: A importância da participação da família na escola,
Local: Unidade Escolar Santa Madalena,
Horário - Às 08h;
- Dia 11/11 –Secretaria da Mulher,
Roda de conversa com adolescentes.
Tema: Depressão e gravidez na adolescência,
Local: Igreja Católica ,
Horário - Às 15h;
- Dia 12/11 - Secretaria de Assistência Social.
Encerramento das atividades da 2° Semana do Bebê com a entrega da Faixa do Bebê Prefeito e mais kit bebê.
Local: Hospital Expedito Lopes Galvão
Horário - Às 09h.
A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT), apoia os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde no município.
SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.



















Nenhum comentário:
Postar um comentário