O Programa requer as parcerias dos profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Esportes, Agricultura, Assistência Social, Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores.
O Proteja é uma iniciativa brasileira voltada para prevenção e atenção à obesidade infantil e suas consequências efetivas e do alto impacto, baseada em evidências.
O propósito, é promover ações consideradas essenciais para apoiar a reversão do cenário de obesidade infantil no município. O Proteja trabalha com o público, desde a sua gestação até crianças de 10 anos.
O Proteja será coordenado por Raniele Lustosa, responsável pelo grupo condutor que vai implementar as ações complementares no município. O programa tem prazo de dois anos para ser executado no município. São atividades que envolvem a atenção primária à saúde, devendo ser desenvolvidas a partir do primeiro ano do programa.
Raniele Lustosa coordenadora do Proteja em Igarapé Grande
”Inicialmente iremos trabalhar realizando ações com palestras educativas sobre atividades físicas, criação de hortas, feiras de conscientização para uma alimentação saudável, e identificar as crianças que estão acima do peso e encaminhar para uma equipe multidisciplinar”, disse Raniele.
Fabyanna Costa coordenadora da Atenção Básica
“O Proteja veio como alternativa para que as ações realizadas de educação, saúde, cultura e outros, consiga informar aos familiares a fim de diminuir o número de crianças com obesidade, assim como gestantes que estão acima do peso”, falou Fabyanna.
SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.



Nenhum comentário:
Postar um comentário