sábado, 27 de janeiro de 2024

Os novos conselheiros tutelares de Igarapé Grande passam por capacitação


Os novos conselheiros tutelares de Igarapé Grande (MA), passaram por uma capacitação articulada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada no período da manhã e tarde de 24 a 26 de janeiro de 2024, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Ruas dos Cravos, 25, Mutirão, da cidade supracitada, apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Social.

A capacitação teve como objetivo formar, capacitar e qualificar os novos conselheiros para que eles posam desenvolver um trabalho de excelência durante o quadriênio (2024 a 2028) do mandato.

Mislandia Dutra presidente de CMDCA

“Com os conselheiros capacitados vamos ter profissionais altamente qualificados para desempenhar suas funções de realizar um trabalho espetacular no município”, disse Mislandia.
Segundo o consultor Ariston Di França da COMPLAY Soluções Integrada, a formação direcionada para atendimento dos conselheiros tutelares, releva uma série de atividades que são de responsabilidade dos conselheiros e que recai, também, ao sistema de garantia de direito, o Ministério Público, ao Poder Judiciário e a própria sociedade.

Ariston Di França consultor 

“Estou passando informações sobre o papel do Conselho Tutelar, que sempre que houver uma violação de direito da criança ou adolescente, a sociedade deve acionar o Conselho Tutelar para que ele possa garantir o cumprimento do direito da criança”, falou Ariston.
 
Pedro Paulo Magalhães Neto novo membro eleito do Conselho Tutelar de Igarapé Grande

“O treinamento foi uma experiência incrível, aonde eu aprendi muito como lhe dar com a população infanto juvenil, e foi importante porque mudou o meu entendimento e a noção que eu tinha do que é o conselho tutelar”, disse Pedro Paulo.

Secretária Municipal de Assistência Social Luciana Périco

"Esta foi uma das ações prevista pela Gestão para o fortalecimento e qualificação dos serviços prestados pelo Conselho Tutelar no município", disse Luciana Périco.

A formação do Conselho Tutelar, será feita em dois módulos. Nessa primeira etapa, os conselheiros terão informações sobre questões de praticidade como: a Constituição, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e outras atribuições jurídicas. Já no segundo momento as abordagens serão sobre o manuseio do sistema SIPIA (Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência).


SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário