Os novos conselheiros tutelares de Igarapé Grande (MA), passaram por uma capacitação articulada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada no período da manhã e tarde de 24 a 26 de janeiro de 2024, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Ruas dos Cravos, 25, Mutirão, da cidade supracitada, apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Social.
A capacitação teve como objetivo formar, capacitar e qualificar os novos conselheiros para que eles posam desenvolver um trabalho de excelência durante o quadriênio (2024 a 2028) do mandato.
“Com os conselheiros capacitados vamos ter profissionais altamente qualificados para desempenhar suas funções de realizar um trabalho espetacular no município”, disse Mislandia.
Segundo o consultor Ariston Di França da COMPLAY Soluções Integrada, a formação direcionada para atendimento dos conselheiros tutelares, releva uma série de atividades que são de responsabilidade dos conselheiros e que recai, também, ao sistema de garantia de direito, o Ministério Público, ao Poder Judiciário e a própria sociedade.
Ariston Di França consultor
“Estou passando informações sobre o papel do Conselho Tutelar, que sempre que houver uma violação de direito da criança ou adolescente, a sociedade deve acionar o Conselho Tutelar para que ele possa garantir o cumprimento do direito da criança”, falou Ariston.
“O treinamento foi uma experiência incrível, aonde eu aprendi muito como lhe dar com a população infanto juvenil, e foi importante porque mudou o meu entendimento e a noção que eu tinha do que é o conselho tutelar”, disse Pedro Paulo.
"Esta foi uma das ações prevista pela Gestão para o fortalecimento e qualificação dos serviços prestados pelo Conselho Tutelar no município", disse Luciana Périco.
A formação do Conselho Tutelar, será feita em dois módulos. Nessa primeira etapa, os conselheiros terão informações sobre questões de praticidade como: a Constituição, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e outras atribuições jurídicas. Já no segundo momento as abordagens serão sobre o manuseio do sistema SIPIA (Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência).
SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.



















Nenhum comentário:
Postar um comentário