Cheia de expectativas e esperançosa, está Nilma Melo articuladora do Selo UNICEF prestes da inauguração do Posto Avançado de Emissão de Registro Civil de Nascimento, dos recém-nascidos, na Unidade Hospitalar Expedito Galvão, numa parceria formada pela Prefeitura através das Secretarias de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, com o Cartório Extrajudicial de Igarapé Grande (MA).
Um dos principais objetivos é garantir aos recém-nascidos em hospitais públicos do Maranhão o primeiro direito à cidadania – o que significa dizer que, a sua cidadania começa aqui. - no hospital. Ou seja, a certidão de nascimento que já traz em primeira instância esse grande propósito. O intuito é garantir que a mãe já saia da maternidade com o documento de registro do filho, para que ela não precise se deslocar até o cartório para registrar a criança, depois de um longo tempo após o parto.
O Posto Avançado é um projeto que integra a política de combate ao subregistro da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, Secretaria de Estado de Saúde (Ses), o Comitê Estadual de Combate ao Subregistro, cartórios e prefeituras municipais.
Sala do hospital disponibilizada
A sala já foi escolhida, que é a sala atual de administração do hospital, onde a mesma está passando por umas mudanças em sua estrutura física, apenas para adequar aos requisitos exigidos para funcionar.
Carmem Costa secretaria de Assistência Social
Segundo a secretária de Assistência Social Carmem Costa, a emissão desse documento de certidão de nascimento sendo entregue ali, no hospital, não é só um grande avanço é um marco para a história dessa cidade, que vem crescendo a cada dia. “A nossa sorte é ter um prefeito como Erlanio Xavier, que em cada ação movida pela prefeitura vem mostrando o seu compromisso com o povo dessa cidade,” disse.
Secretária de saúde Raquel Evangelista
Para a secretaria de Saúde Raquel Evangelista, já está quase tudo pronto no hospital para agilizar o atendimento de emissão de Certidão de Nascimento para os recém-nascidos. A sala está ficando pronta e dentro dos padrões exigidos passando pelo processo de pintura, assentamento do balcão de apoio e o material gráfico, para receber as pessoas e começar a funcionar. “A cidade está se desenvolvendo e a gente pode ver com os avanços que vem obtendo nessa gestão, e agora o hospital vai poder ofertar mais um serviço para facilitar a vida delas que é o documento de Registro Civil para os recém-nascidos no hospital, onde a criança já sai de lá com o documento pronto ou na mão,” disse.
Articuladora do Selo UNICEF Nilma Melo
“Eu como articuladora do Selo UNICEF aqui em Igarapé Grande, estive por várias vezes no cartório para tentar fazer a parceria, em nome da Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, e graças a Deus não houve nenhuma dificuldade para fechar o acordo,” disse a articulador Nilma Melo.
Dra. Gabriela Dias tabeliã do Cartório Extrajudicial de Igarapé Grande
De acordo com a tabeliã titular e registradora civil das pessoas naturais do Cartório Extrajudicial de Igarapé Grande Gabriela Dias Caminha de Andrade, o bom é que os pais já vão sair do hospital com o registro de nascimento dos filhos na mão, num papel de segurança com selo e até com o CPF da criança que é obrigatório, o que representa um grande avanço nos serviços públicos aqui da cidade. “O projeto é muito importante e como diz: é onde começa a cidadania da pessoa com o registro de nascimento, por isso estamos apoiando a causa como forma de combate ao subregistro a fim de melhorar os índices do município facilitando a vida do cidadão,” disse.
Antônia Rufino estagiando com a instrutora do cartório Ana Deyse
Antônia Rufino de Matos (efetiva na prefeitura) é a pessoa disponibilizada pela Prefeitura Municipal, que já está estagiando no cartório aprendendo a colher as informações dos pais, para fazer a certidão de nascimento dos recém-nascidos da Unidade Hospitalar Expedito Galvão. “Estou aprendendo quais são os documentos necessários dos pais, sobre o prazo, sobre a distância e outras coisas mais que precisa para emitir o documento de Registro Civil de Nascimento,” disse.
Na prática, as parturientes da Unidade Hospitalar Expedito Galvão, são orientadas desde o período do pré-natal sobre a importância e da obrigação de registrar o recém-nascido logo após o parto. E em situações nas quais o pai não estiver presente e não for declarado no documento, o reconhecimento de paternidade poderá ser feito somente pela mãe. E o pai poderá requerer a inclusão do seu nome no registro da criança em qualquer tempo de forma gratuita nos cartórios. É importante frisar também que os pais necessitam ter o registro de CPF, para poder gerar o CPF do recém-nascido.
A implantação do Posto Avançado de Emissão do Registro Civil de Nascimento para recém-nascidos do Hospital Municipal, conta com todo o apoio da Prefeitura Municipal na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT).
ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário