Igarapé grande em alerta contra a Dengue, volta com mais um mutirão nesta próxima segunda-feira (25) de março, onde os Agentes de Endemias, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, estarão novamente nas ruas entregando panfletos para conscientizar a população sobre os perigos da Dengue, mostrando a forma de eliminar todos os focos e larvas do mosquito Aedes Aegypti, durante toda a semana, de 25 a 29 de março de 2019, por toda a cidade.
Será uma grande mobilização na cidade para combater o mosquito da Dengue, Zika e Chicungunha.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue.
“Um mosquito não é mais forte que um país inteiro – Zika zero,” é com esse mote da campanha contra o mosquito que os Agentes de Endemias, estão levando as informações para a comunidade, como cuidar do lixo e manter a limpeza nos quintais, no intuito de informar a população como se prevenir e para evitar um surto da doença.
Para combater a proliferação do mosquito e evitar que as pessoas possam ter em suas casas um viveiro ou criadouro do mosquito, algumas informações precisas podem fazer toda a diferença. Manter tampa dos barris de água, manter as caixas d’águas fechadas, trocar a água dos vasos de plantas aquáticas, manter as garrafas de boca virada para baixo e outros são algumas das dicas contidas nos panfletos que os Agentes de Endemias e Atenção Básicas estarão distribuindo para a população ficar alerta. Mas a prevenção é a melhor forma de se evitar a dengue e combater os focos de acúmulo de água, que serve criadouro do mosquito transmissor da doença.
A campanha tem a finalidade de mostrar para pessoas que elas podem contribuir para solucionar o problema. Mas, até quando parte das pessoas se tornam omissas diante desse fato agravante? Só quando eles ou alguém da família forem acometidos da doença? Nesse caso, o melhor é que as pessoas saibam que dengue existe e ela mata. O esforço é mínimo e todos devem contribuir, porque isso também é cidadania.
“Com o aumento em notificações de pessoas com sintomas da Dengue no município, vamos intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti visando acabar com o mosquito, como forma de diminuir os casos da doença, mostrando para as pessoas que elas podem e devem contribuir sabendo que o caso merece toda seriedade,” argumentou a secretária de Saúde do município Raquel Evangelista.
Enfermeira e coordenadora da Atenção Básica Fabiana Meireles.
Segundo a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica Fabiana Meireles, as informações dadas às pessoas são para que tenham o cuidado para não deixar o mosquito da dengue se proliferar no município. E no momento estamos percorrendo os bairros com as equipes da Atenção Básica traçando estratégias de combate a dengue fazendo mutirões e entrando nos quintais e ensinando como a pessoa deve proceder para não ter um eventual criadouro do mosquito. Mais é que a coisa tá ficando fora de controle – e aí, quem vai ser o culpado?
“As equipes de Endemias e Atenção Básica estarão conscientizando a população a cerca da dengue, como também ensinando como as pessoas devem lhe dar com o lixo para não acumular nos quintais, para não armazenar água parada, onde estaremos voltados com o mutirão contra a dengue,” disse Fabiana Meireles.
ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário