O curso contou com a participação de 14 mulheres que foram capacitadas pela instrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Gilmara Viana. As mulheres aprenderam a trabalhar com técnicas de pinturas em garrafas de vidro, confeccionar sacolas com papelão, peças artesanais com cartela de ovos e outros. Também relataram que o aproveitamento foi muito bom. No encerramento do curso, na manhã do dia 13, expuseram todas as peças confeccionadas por elas.
O objetivo foi de formar pessoas para atuar na produção artesanal em Igarapé Grande. Assim, como contribuir com o reaproveitamento dos resíduos sólidos, que é descartado na natureza de forma indevida. Ou seja, transformar, o lixo, em peças decorativas ou artística.
Gilmara Viana instrutora do curso de artesanato do SENAR
“Creio que alcançamos o objetivo de ensinar as técnicas artesanais, reaproveitando o vidro, latas, papelão, garrafas pets e cartelas de ovos e outros resíduos sólidos em peças de artes”, disse Gilmara.
Segundo informações a Prefeitura pretende desenvolver a produção artesanal no município de forma diversificada, com a prática do empreendedorismo, associativismo voltado para a economia solidária, para desenvolver o artesanato com características próprias do local.
Plínio Filho secretário de Juventude e Turismo de Igarapé Grande
“O curso serviu para incentivar os artesãos e artesãs do município, para que usem de suas criatividades e produzam peças exclusivas e que desperte o interesse nessas pessoas, de ver no artesanato, uma forma de trabalho lucrativo”, disse Plínio.
SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.




Nenhum comentário:
Postar um comentário