quinta-feira, 18 de abril de 2024

Fazedores de cultura de Igarapé Grande participaram da segunda Oficina da Lei Paulo Gustavo


Os artistas ou fazedores de cultura de Igarapé Grande (MA), participaram da segunda oficina sobre a Lei Paulo Gustavo, com os facilitadores Darlan Pereira e Francinete Braga, da cidade de Pedreiras (MA), para dar seguimento as produções culturais do município, na manhã de quarta-feira (17) de abril de 2024, no Auditório Municipal, localizado na Rua 21 de Abril, S/N, Centro, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A oficina serviu para informar os artistas do município, sobre as mudanças ocorrida no novo edital. Porque antes, o artista poderia concorrer com a sua produção cultural de forma coletiva, ou em grupos. E agora, cada concorrente deve elaborar o seu próprio projeto individualmente.
Nesse ponto, os fazedores de cultura concorrem com suas produções artísticas aos recursos federais destinados a cultura conforme a Lei Paulo Gustavo. Cada projeto será avaliado obedecendo aos pré-requisitos de acordo com a categoria do projeto inscrito, conforme o edital.

Os projetos são da área de música, teatro, dança, audiovisuais (documentários, clips, performances, vídeos, fotografias...), literatura (livros, cordel, poesia...), capoeira e várias linhas ou manifestações culturais.

Evanúcia Calisto secretária Municipal de Assistência Social

Para Evanúcia, a mudança no edital abriu espaço para outras manifestações que emana cultura, como a capoeira, terreiros de umbanda e outros, que agora terão oportunidades de mostrar sua diversidade artística e cultural. “Com a ressalva do novo edital, despertou em muita gente o interesse de participar e mostrar sua arte de fazer cultura no município”, falou Evanúcia.

Francinete Braga Conselheira Nacional de Cultura

“Nessa oficina, procuramos mostrar as novidades surgidas com as mudanças do novo edital e o novo comportamento que cada artista ou fazedor de cultura deve seguir para concorrer aos recursos federais destinado a cultura e obedecendo, claro, os critérios da Lei Paulo Gustavo”, disse Francinete.

Na oportunidade, o jornalista e poeta Eduardo Primo fez uma performance ao declamar a poesia “Eu Fujo” de sua autoria.

A luta de cada fazedor de cultura da terra para mostrar ao público o seu talento artístico, também é a satisfação do prefeito Erlanio Xavier (PDT) que torce e luta, para o crescimento cultural de Igarapé Grande. Na ocasião, esteve presente o vice-prefeito Pelópidas Pinheiro (PDT).

A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT), apoia por completo os fazedores de cultura do município.


SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário